NIMeSC
Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC)
Coordenação do NIMESC:
Professora Solange Jobim e Souza (Departamento de Psicologia)
Professor Nilton Gonçalves Gamba Junior (Departamento de Artes & Design)
Coordenação do MUF:
Rita de Cassia Santos Pinto
Equipe:
Anna Paula Morgado José Felipe Gasparian
Barbara Furst de Andrade
Bruno Martins
Carolina Salomão Corrêa
Cintia de Sousa Carvalho
Cristina Laclette Porto
Daniel Nunes Guimarães Paes
Danilo Marques da Silva Godinho
Deborah Mandelblatt
Denise Sampaio Gusmão
Elisa Fairbairn
José Felipe Gasparian
Jorge Langone
Lis Amorim
O que é o NIMESC / PUC-Rio
O Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC) é um núcleo de estudos, pesquisa e extensão que integra os departamentos de Psicologia e Artes & Design da PUC-Rio.
Histórico da criação do NIMESC
Em março de 2011 foi inaugurado, no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS), coordenado pela Profa. Solange Jobim e Souza, do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, o Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura – NIMESC. Este núcleo de pesquisa e extensão surgiu a partir do interesse dos integrantes do GIPS em aprofundar estudos sobre o tema da memória social e coletiva. Com base nos resultados teóricos e metodológicos alcançados pelas pesquisas realizadas desde 2002, no campo da memória coletiva e produção da subjetividade, foi necessária a constituição do NIMESC, consolidando uma trajetória de trabalhos acadêmicos desenvolvidos nesta vertente específica de atuação.
http://gips.usuarios.rdc.puc-rio.br/
Objetivos do NIMESC
O NIMESC tem como objetivo articular estudos e pesquisas em memória social e coletiva, se constituindo como um espaço para apoiar a formação de recursos humanos para projetos sociais e culturais em comunidades que demonstrem interesse em desenvolver estratégias de ação para valorização da expressiva diversidade cultural das histórias de vida de seus habitantes.
Atividades de pesquisa e extensão em desenvolvimento
O NIMESC desenvolve uma parceria com o Museu de Favela (MUF), organização não governamental privada de caráter comunitário, fundada em 2008 por lideranças culturais moradoras das favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. A proposta do MUF é criar estratégias de valorização da memória social e coletiva destas favelas, inventariando as memórias de seus moradores, consolidando a identidade social e cultural dos habitantes destas comunidades. O MUF é um museu territorial “a céu aberto” cujo acervo é a própria cultura da favela.
Saiba mais sobre o MUF
http://www.museudefavela.org/
Saiba mais sobre os Vídeos produzidos pelo NIMESC para o acervo do MUF
https://vimeo.com/79625801
https://vimeo.com/55117766
Projeto de pesquisa em desenvolvimento
Da parceria entre o NIMESC e o MUF surgiu o projeto “Museu de Favela: a memória social e coletiva das comunidades a partir das histórias contadas por seus moradores” com os seguintes objetivos:
a) oferecer subsídios teóricos e práticos para políticas locais que contribuam para superar os problemas da violência urbana, gerados em sua grande maioria por processos de exclusão e marginalização social e cultural, em parceria com o Museu de Favela;
b) contribuir para a produção de um olhar diferenciado e integrador para os habitantes das comunidades pobres submetidas historicamente a altos índices de violência, na cidade do Rio de Janeiro;
c) promover o reconhecimento e valorização da memória coletiva das favelas como parte de uma identidade mais ampla de todos os habitantes da cidade do Rio de Janeiro.
Para alcançar os objetivos acima mencionados estão sendo desenvolvidas teses, dissertações e monografias sob a orientação de professores do Departamento de Psicologia e Artes & Design, em um trabalho de parceria acadêmica interdepartamental.
A parceria NIMESC / MUF
Apoiar o Museu de Favela na escavação da memória local, com o intuito de construir um acervo de “contos e imagens”. Tal acervo será transformado em produtos culturais diversos, como livros, documentários, objetos de memória, dentre outros, materialidades que possibilitarão que os conteúdos de memória possam circular por espaços diversos, atingindo diferentes públicos.
Metas a serem alcançadas
O NIMESC tem como meta oferecer apoio ao MUF no seu propósito de valorizar a saga individual de ilustres moradores destas comunidades, cujos depoimentos sobre o passado contribuem para a compreensão do presente, além de agregar oportunidades de geração de renda a partir do desenvolvimento de estratégias de reconhecimento do valor cultural e material do patrimônio destas comunidades.
Desafio atual
O desafio do NIMESC junto ao MUF vem sendo o de apoiar os projetos já existentes e oferecer possibilidades concretas de avanços de suas metas. Entretanto, do ponto de vista acadêmico, nos interessa construir análises sobre o modo como se opera a escavação da memória no MUF, para consolidarmos novas estratégias metodológicas de pesquisa de memória coletiva no campo da Psicologia integrada com os saberes e fazeres presentes no campo das Artes.
Resultados desta parceria
A realização de atividades conjuntas é a marca importante desta parceria. Este trabalho de pesquisa e intervenção vem se consolidando a partir de teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias desenvolvidas no âmbito do Departamento de Psicologia e do Departamento de Artes & Design.
Prêmio Mulheres Guerreiras
O Prêmio Mulheres Guerreiras faz parte do calendário cultural anual do Museu de Favela (MUF), desde o ano de 2011. Este prêmio possui como objetivo homenagear mulheres moradoras de Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, mulheres estas que possuem um valor social para a favela, cujas histórias apresentem luta e superação, mulheres que são compreendidas como guardiãs da memória da família. O prêmio constitui uma homenagem simbólica às mulheres que são selecionadas a partir de suas histórias. Estas histórias são transformadas em exposições, que circulam pela cidade do Rio de Janeiro, por meio de banners, vídeos e/ou outras plataformas.
Conheça as Mulheres Guerreiras 2012
http://www.youtube.com/watch?v=aV_xoR2ZqnM
Atividades realizadas em 2013
Em 2013, o NIMESC desenvolveu junto ao MUF um curso de formação em entrevista (Núcleo de Formação de Escutadoras de Memória), que teve como objetivo capacitar moradoras das comunidades Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, no que diz respeito à criação de estratégias de escuta das memórias da favela.
Nos primeiros encontros de formação percebeu-se que muitas destas mulheres que frequentavam o curso de formação não tinham com quem deixar seus filhos e, por este motivo, os levavam para os encontros.
Através do apoio do Departamento de Artes & Design da PUC, foi realizada a Oficina de Criação Artística com crianças moradoras do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Esta Oficina aconteceu na Brinquedoteca do Museu e contou com uma média de 10 crianças por encontro, com idades entre 4 e 12 anos.
Saiba mais sobre a Oficina de Criação Artística
http://vimeo.com/69334700
Saiba mais sobre atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Formação de Escutadoras de Memória assistindo o vídeo
https://vimeo.com/80088623
As mulheres formadas pelo Núcleo de Formação de Escutadoras de Memória entrevistaram as candidatas ao Prêmio Mulheres Guerreiras 2013.
Conheça as Mulheres Guerreiras 2013
https://vimeo.com/78736888
Oficina: Varal de Lembranças
Oficina realizada pelo NIMESC / PUC-Rio, no dia 30 de outubro de 2013, na Tenda Mundo PSI, instalada no bosque da PUC-Rio. Esta oficina propiciou a interatividade dos visitantes com as histórias de vida das mulheres moradoras do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Os visitantes foram convidados a escolher um dos depoimentos e enviar uma mensagem através de uma carta.
https://vimeo.com/80092177