Junia de Vilhena

É psicanalista, possui graduação em Psicologia - George Washington University, mestrado em Ciências Sociais- Catholic University Of America e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento às populações de baixa renda; violência, cultura e formas de subjetivação; cidadania, ética e exclusão social; corpo e regulação social; família e contemporaneidade, juventude e limites,psicanálise e temas afins. É coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS da PUC-Rio onde desenvolve projetos de intervenção psicológica e de direitos humanos e social. O LIPIS funciona em rede com pesquisadores associados de diversas universidades do país e algumas estrangeiras. Membro do GT da ANPEPP: Psicanálise e Clinica Ampliada. É Coordenadora Científica da Coleçãp PSI da Editora Appris. Pesquisadora-Colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva da Uiversidade de Coimbra que estuda envelhecimento, mudanças e transições sociais. É pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine -CRPM-Pandora- Université Denis-Diderot Paris 7 que estuda as novas inscrições e representações do corpo na cultura contemporânea.