Maria Isabel de Andrade Fortes

• Formação Acadêmica:  Pós-Doutorado, UFRJ, Brasil, 2013. Doutora, Teoria Psicanalítica, UFRJ, Brasil, 2000.
  • E-mail:  mariaisabelfortes@gmail.com
  • Informações Adicionais:
    Possui graduação (1988) e mestrado (1993) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013/ Bolsa PDS-FAPERJ). Atualmente é professora assistente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, membro do GT da ANPEPP "Psicanálise, subjetivação e cultura", membro do Acordo Internacional "Trauma e catástrofe hoje", estabelecido entre a UFRJ e a Université Paris-Diderot. Autora do livro "A dor psíquica" (2012). Desenvolve atualmente os seguintes temas de pesquisa: dor, corpo, excesso pulsional, masoquismo.