Maria Isabel de Andrade Fortes

• Formação Acadêmica:  Pós-Doutorado, UFRJ, Brasil, 2013. Doutora, Teoria Psicanalítica, UFRJ, Brasil, 2000.
  • E-mail:  mariaisabelfortes@gmail.com
  • Informações Adicionais:

Professor Adjunto

Possui graduação (1988) e mestrado (1993) em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ (Bolsa PDS/FAPERJ-2013). Atualmente é professora adjunta I do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, Editora Chefe da revista Psicologia Clínica e Coordenadora do GT da ANPEPP "Psicanálise, subjetivação e cultura contemporânea". Membro desde 2013 do Acordo Internacional "Trauma e catástrofe", estabelecido entre a UFRJ e a Université Paris-Diderot. Autora do livro "A dor psíquica" (2012). Coordenadora do Curso de Especialização "Psicanálise e contemporaneidade - trauma e urgências subjetivas" (CCE/PUC-Rio). Desenvolve atualmente os seguintes temas de pesquisa: dor, corpo, imagem, feminilidade e trauma.