Pesquisa

Os alunos interessados em cursar pesquisa deverão enviar email para o professor e aguardar resposta.

Alvaro de Pinheiro Gouvêa

agouvea@puc-rio.br

Título: Psicanalista do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos
Minhas áreas de interesse estão concentradas nas fronteiras da psicanálise com a filosofia e têm como objetivo central delimitar de maneira mais precisa os processos de subjetivação na cultura contemporânea. Neste sentido, procura-se investigar as formas de subjetivação características da transição da modernidade para a contemporaneidade, e avaliar o impacto provocado pela ação dos múltiplos dispositivos de poder sobre as mesmas. Considerando o modelo de produção de subjetividade dominante e os diferentes tipos de sofrimento.

Andrea Seixas Magalhães

andreasm@puc-rio.br

Título: Paternidade e rede familiar na clínica social com famílias.
Quanto ao ingresso de novos alunos no meu grupo de pesquisa, farei seleção em breve e anunciarei no quadro de alunos. Os alunos devem se matricular nas disciplinas de pesquisa após serem selecionados.

Carlos Augusto Peixoto Junior

cpeixoto@puc-rio.br

Título: Processos de subjetivação na cultura contemporânea.

Esther Maria de Magalhães Arantes

arantes@puc-rio.br

Título: Convenção da ONU sobre dos direitos da criança.

Flavia Sollero de Campos

fsollero@puc-rio.br

Título: Neurociência e Psicanálise, Afeto e Cognição do ponto de vista da Psicanálise, Ciências Cognitivas e Neurociência.

Fernando Ribeiro Tenório

fernandotenorio@terra.com.br

Título: Psicologia e Saúde Mental

Helenice Charchat Fichman

psigra@puc-rio.br

Título: Neuropsicologia do desenvolvimento (da infância ao envelhecimento).

Guilherme Gutman Corrêa de Araújo

guilhermegutman@gmail.com

Título: Psicanálise e Arte.

Juliane Callegaro Borsa

juliborsa@gmail.com

Título: São oferecidas diferentes oportunidades de pesquisa na área da Avaliação Psicológica.

J. Landeira-Fernandez

landeira@puc-rio.br

Título: Análise do hipocampo e da matéria cinzenta no sistema motivacional.

Junia de Vilhena

vilhena@puc-rio.br

Título: Corpo, imagem e regulação social.

Lidia Levy de Alvarenga

llevy@puc-rio.br

Título: Adoção Questões referentes ao campo da psicologia jurídica Homoparentalidade

Luciana Fontes Pessoa

pessoalf@gmail.com

Título: Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro.

Marcus André Vieira

mav@litura.com.br

Título: O sintoma no início do tratamento psicanalítico.

Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt

mines@puc-rio.br

Título: Temas em desenvolvimento humano: contexto sócio-histórico e modos de subjetivação.

Monah Winograd

winograd@uol.com.br

Título: Corpo, trauma e pulsão de morte: articulações. Aspectos subjetivos do adoecimento neurológico.

Maria Helena Rodrigues Navas Zamora

zamoramh@gmail.com

Título: O objetivo da pesquisa
é investigar como educadores, presentes em um fórum da internet sobre direitos da criança veem os adolescentes em conflito com a lei no cumprimento de medida socioeducativa e inseridos na escola.

Ricardo Torri de Araujo

ricardotorri@gmail.com

Título: Psicanálise e linguagem. Psicanálise da cultura. Psicanálise da religião.

Solange Jobim e Souza

soljobim@puc-rio.br

Título: Grupo interdisciplinar de pesquisa da subjetividade. Subjetividade ou imagens-dialogismo e alteridade na produção do conhecimento contemporâneo.

Silvia Maria Abu-Jamra Zornig

silvia.zornig@terra.com.br

Título: Relações objetais precoces e constituição do sujeito Construção da parentalidade.

Terezinha Féres-Carneiro

teferca@puc-rio.br

Título: A parentalidade nas configurações familiares contemporâneas e a demanda de psicoterapia de família.