Setembro Amarelo - PUC-Rio

Detalhes do Evento:

• Data: -
  • Local: Auditório Padre Anchieta - PUC-Rio

Informações através do e-mail: psieventos@puc-rio.br ou pelo telefone: (21) 3527-2634.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Atenção: Não efetuamos devolução de valores referente a inscrição, caso haja desistência.

Sobre o evento: A terceira edição do evento Setembro Amarelo na PUC-Rio contará com diversos profissionais envolvidos com a prevenção, intervenção e posvenção do suicídio. A Campanha do Setembro Amarelo foi inspirada no Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, que é comemorado, todo ano, no dia 10/09. A prevenção do suicídio é responsabilidade de todos e suas ações devem envolver diferentes setores da sociedade (redes de saúde, escolas, universidades, empresas etc). De acordo com a OMS (2010), a taxa de suicídios aumentou 60% nos últimos 45 anos e, a projeção para o ano de 2020 é de que essas mortes aumentem mais de 50%; ou seja, 1,5 milhão de pessoas morrerá por suicídio no período de 1 ano no mundo, representando uma morte a cada 20 segundos e uma tentativa a cada 2 segundos. O suicídio não pode ser entendido como consequência de uma única causa; é um fenômeno multifatorial e diz respeito a vários fatores (biológicos, psiquiátricos, sociais, psicológicos, econômicos, religiosos, ambientais, culturais, etc.). Este evento pretende dar visibilidade ao tema e promover um debate centrado na ética do cuidado. Almeja-se também sensibilizar a comunidade docente e discente e apresentar formas de acolhimento ao sujeito em sofrimento.

set amarelo 2019