O telefone do SPA é:
(21) 3527-1574

Apresentação

O Serviço de Psicologia Aplicada do Departamento de Psicologia da PUC-Rio é o órgão responsável pelo estágio profissionalizante, requisito obrigatório para obtenção de grau de psicólogo nos cursos de graduação.

Este órgão possibilita os alunos realizarem seus estágios nas seguintes áreas de atuação profissional: Escolar/Educacional, Comunitária, Jurídica, Organizacional e Saúde.

No Departamento de Psicologia da PUC-Rio as 500 (quinhentas) horas de estágio, exigidas pelo currículo mínimo, devem ser cumpridas numa mesma área.

O SPA atua em estreita parceria com diversos setores da Universidade, tais como a Vice-Reitoria Comunitária, O Escritório Modelo, o Núcleo de Psicopedagogia (NOAP), o Centro de Vida Independente (CVI), a Pastoral, o Departamento de Serviço Social, dentre outros.

Com relação à comunidade mais ampla, o SPA mantém convênios com escolas públicas, municipais e estaduais, hospitais gerais e psiquiátricos, bem como com alguns CAPs.

A partir de julho de 2000 o SPA iniciou uma nova área de atuação, voltada para o atendimento comunitário denominada Projetos Cidadão.

Visando integrar o conhecimento teórico com a prática do campo, tais projetos objetivam qualificar o aluno para o trabalho comunitário com equipes muldisciplinares, bem como fornecer uma nova forma de inserção social, de acordo com as diretrizes da Universidade.

Visando estimular a integração teórico-prática e o diálogo com outros campos do saber, o SPA promove, com razoável regularidade, eventos acadêmicos, que contam com a participação de alunos, ex-alunos, professores do Departamento, bem como com profissionais de diferentes áreas de outras Universidades.

Atividades de pesquisa e/ou extensão, por parte de seu corpo técnico, de seus estagiários e de ex-alunos são estimuladas e, sempre que possível, patrocinadas pelo próprio Serviço.

Atualmente são oferecidos os seguintes tipos de estágios :

1 - Com supervisão dada pelos professores-supervisores do Departamento de Psicologia (estágio interno).

2 - Com supervisão dada pelo psicólogo determinado pela instituição onde o aluno faz o estágio e com acompanhamento feito por um professor-supervisor do Departamento de Psicologia (estágio externo).

O telefone do SPA é: (21) 3527-1574

Instituições para estágio

voltar ao alto


I) ESTÁGIOS COM SUPERVISÃO DADA PELOS PROFESSORES-SUPERVISORES DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA (ESTÁGIO INTERNO)

1 – NA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA PADRE BENKÖ

O SPA da PUC-RIO possui uma Clínica Universitária, voltada para o treinamento de alunos dos Cursos de Graduação do Departamento de Psicologia e Especialização em Psicologia Clínica. Buscando ampliar os serviços oferecidos pela Universidade à comunidade, a Clínica prioriza o atendimento às populações de baixa renda.

De um modo geral, o estágio visa treinar os alunos para a avaliação psicodiagnóstica e o atendimento psicoterápico, enfatizando-se sempre os aspectos éticos que norteiam a formação profissional.

Diferentes opções de abordagens teóricas, tais como terapia corporal, cognitivo-comportamental, existencial, junguiana, psicanalítica e sistêmica, refletem a pluralidade sempre buscada em nosso curso.

Os alunos têm ainda a possibilidade de opção de estágio diferenciado por faixas etárias: crianças, adolescentes, púberes e adultos.

1.1- Equipes de Atendimento a Adultos:
Álvaro Gouvêa, Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito, Flávia Sollero de Campos, Helene Shinohara, Junia de Vilhena, Monah Winograd, Regina Murat, Regina Pontes, Sandra Salomão, Tereza Cristina Erthal.

1.2- Equipes de Atendimento a Crianças:
Maria Inês Bittencourt, Sara Kislanov, Regina Jardim.

1.3- Equipe de Atendimento a Adolescentes e Púberes:
Silvia Zornig

1.4- Equipe de Atendimento a Famílias e Casais:
Andréa Seixas Magalhães

2. NAS INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Este tipo de estágio é realizado nas próprias instituições conveniadas sendo os estagiários supervisionados por um professor-supervisor do Departamento de Psicologia no próprio local.
A fim de se estimular uma troca de informações e de experiências a equipe (professores-supervisores e estagiários) deverá comparecer à Reunião Geral a ser realizada toda terceira terça-feira de cada mês, às 12h:30 min, no SPA.
Atualmente duas instituições recebem nossos serviços: Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (Serviço de Psiquiatria) e o Juizado da Infância e do Adolescente.

2.1 - 1ª Vara da Infância e da Juventude
Lidia Levy de Alvarenga

3 - EM COMUNIDADES CARENTES

3.1 - Equipe Maria Helena Zamora
Maria Helena Zamora

4 – ESTAGIOS COM SUPERVISÃO DADA PELO PSICÓLOGO DETERMINADO PELA INSTIUIÇÃO E ACOMPANHAMENTO FEITO POR PROFESSOR-SUPERVISOR DO DEPARTAMENTO DE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA (ESTÁGIO EXTERNO)

As instituições atualmente credenciadas pelo Departamento de Psicologia situam-se nas seguintes áreas: Educação, Trabalho/Organização e Saúde.

Neste tipo de estágio a supervisão é dada por psicólogos das próprias instituições. Além disto, o estagiário deverá comparecer semanalmente, respeitando-se a área escolhida, ao acompanhamento feito por um professor-supervisor do Departamento de Psicologia. Este acompanhamento visa garantir uma boa qualidade de desempenho no estágio através de uma avaliação crítica do trabalho que está sendo realizado, de discussões teóricas, de troca de informações e de experiências, etc.

Este estágio obedece a normas específicas de acordo com a área escolhida. Os alunos interessados devem procurar os professores abaixo relacionados a fim de receberem as informações sobre o procedimento formal a ser seguido em cada caso.

Profª Célia Novaes – Área Trabalho/Organização

Prof. Fernando Tenório - Área da Saúde

Profª Mariangela da Silva Monteiro – Área de Educação.

Profª Eliana Freire - Área de Dependência Química

voltar ao alto


Instalações / Fotos

Sobre o Espaço Físico

O SPA dispõe de 16 salas para atendimento e supervisão 3 salas para atendimento de crianças 2 salas para atendimento de grupos 1 sala de espelho para observação 1 salão de uso múltiplo - aulas, conferências, seminários, etc.

Fotos - clique para ampliar

voltar ao alto