Projeto PIPA

PROJETO PIPA-2O que é o Projeto PIPA?

Coordenado e supervisionado pelo Professor Alvaro de Pinheiro Gouvêa, o PIPA envolve um grupo de psicólogos e alunos do Departamento de Psicologia da PUC-Rio que desde 2008 vem atuando em comunidades carentes da Gávea e adjacências. Voltado exclusivamente para a prevenção, o PIPA age incentivando a imaginação e a criatividade sem nunca abandonar as questões fundamentais da psicologia. Com procedimentos clínicos ligados a uma ação verbal, sensório-motora e simbólica, as sessões do PIPA envolvem exercícios corporais, o manuseio de argila, pigmentos coloridos e muita reflexão em torno das interrogações essenciais da comunidade.

Atuação e Público Alvo

Inicialmente o trabalho era voltado para o atendimento de crianças de 6 a 13 anos. Ao transformar-se mais tarde em uma das disciplinas de Estagio Básico do Departamento de Psicologia, o PIPA, através de parcerias, ampliou sua atuação formando grupos com adolescentes e com mães.

Metodologia

A metodologia usada pelos alunos e psicólogos nos atendimentos clínicos inspira-se nas teorias do movimento do Húngaro Rudolf Von Laban e nos livros: "Sol da Terra: o uso do barro em psicoterapia" e "A Tridimensionalidade da Relação Analítica", ambos de autoria do Professor Alvaro de Gouvêa. A ordem e a criatividade reinam no brincar como principio básico de regulação do jogo analítico. Estruturas neuróticas desfazem-se no "brincar de psicologia" que ajuda dar forma à subjetividade.

Modelo de Parcerias

Numa interface entre o social e a clínica, o PIPA promove saúde e psicologia indo até as comunidades, formando aliança com as instituições e projetos sociais que se alinham com os seus princípios clínicos e educacionais. Atualmente com quatro psicólogos formados pela PUC e cerca de 30 estagiários de Estágio Básico, o PIPA atua na comunidade Vila Parque Cidade, na Rocinha, no Vidigal e recentemente no Galpão das Artes Hélio Pellegrino.

Mais informações e contato em: pipa.psc.br ou pipapsc@gmail.com