SPA Serviços

Apresentação
 
   O Serviço de Psicologia Aplicada do Departamento de Psicologia da PUC-Rio (SPA), órgão responsável pelo estágio profissionalizante, possui uma Clínica Universitária voltada para o treinamento de alunos dos Cursos de Graduação e de Especialização. Na Clínica Universitária Padre Benkö, busca-se ampliar os serviços oferecidos pela Universidade à comunidade, priorizando o atendimento às populações de baixa renda. Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais são atendidos através de diferentes opções de abordagens teóricas, tais como terapia psicanalítica, Junguiana, cognitivo-comportamental, existencial, corporal, sistêmica, psicodinâmica breve, refletindo a pluralidade sempre buscada em nosso curso.
   O SPA dispõe de 16 salas para atendimento e supervisão, 3 salas para atendimento de crianças, duas salas para atendimento de grupos, uma sala de espelho para observação e um salão de uso múltiplo, como aulas, conferências e seminários.
   De um modo geral, o estágio na Clínica Universitária Padre Benkö visa treinar os alunos para a avaliação psicodiagnóstica e o atendimento psicoterápico, enfatizando-se sempre os aspectos éticos que norteiam a formação profissional.
  O SPA oferece, ainda, a possibilidade de estágio externo. Com esta finalidade mantemos convênios com escolas públicas, municipais e estaduais, hospitais gerais e psiquiátricos, CAPs e com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Objetivando integrar o conhecimento teórico com a prática de campo, as parcerias estabelecidas visam qualificar o aluno para o trabalho com equipes multidisciplinares, bem como fornecer uma nova forma de inserção social, de acordo com as diretrizes da Universidade.
   O estágio externo obedece a normas específicas de acordo com a área escolhida. Ele é realizado nas instituições conveniadas ou em empresas para as quais o aluno tenha sido selecionado. O estagiário é supervisionado por um psicólogo da instituição e seu estágio acompanhado por um professor do Departamento de Psicologia. Este acompanhamento pretende garantir uma boa qualidade de desempenho no estágio através de uma avaliação crítica do trabalho que está sendo realizado, de discussões teóricas, de troca de informações e de experiências.
    No Departamento de Psicologia da PUC-Rio as 500 (quinhentas horas) de estágio exigidas pelo currículo mínimo, devem ser cumpridas na mesma área. Visando estimular a integração teórico-prática e o diálogo com outros campos do saber, o SPA promove anualmente um evento acadêmico que conta com a participação de alunos, ex-alunos, professores do Departamento, bem como profissionais de outras Universidades.

Os telefones do SPA são: (21) 3527-1573 / 3527-1574 / 3527-1575

 

EQUIPES DE ESTÁGIO DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

1 – NA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA PADRE BENKÖ

Dezoito equipes supervisionadas por professores de diversas abordagens teóricas oferecem atendimentos diferenciados por faixas etárias: crianças, adolescentes, púberes e adultos.

1.1- Equipes de Atendimento a Adultos:
Álvaro de Pinheiro Gouvêa, Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito, Flávia Sollero de Campos, Helene Shinohara, Helenice Charchat, Isabel Fortes, Junia de Vilhena, Monah Winograd, Regina Murat, Regina Pontes, Sandra Salomão, Tereza Cristina Erthal.

1.2- Equipes de Atendimento a Crianças:
Sara Kislanov, Regina Jardim, Helenice Charchat, Juliane Callegaro Borsa

1.3- Equipe de Atendimento a Adolescentes e Púberes:
Silvia Zornig

1.4- Equipe de Atendimento a Famílias e Casais:
Andréa Seixas Magalhães

1-5 Equipe de Avaliação Neuropsicológica
Helenice Charchat Fichman


2 - EM COMUNIDADES CARENTES

2.1 – Equipe na área de Psicologia Comunitária
Maria Helena Zamora


3 – NAS INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA.

As instituições atualmente credenciadas pelo Departamento de Psicologia situam-se nas seguintes áreas: Educação, Justiça, Saúde e Trabalho/Organização.

3.1 -  Equipe de Estágio clínico em Saúde mental: 
Prof. Fernando Tenório

3.2 – Equipe de Estágio em Psicologia Hospitalar:
Profª Sara Kislanov

3.3 -  Equipe de Estágio na área de Psicologia e Educação
Profª Mariangela da Silva Monteiro

3.4 - Equipe de Estágio na área de Psicologia Jurídica
Profª Lidia Levy de Alvarenga

3.5 - Equipe de Estágio na área de Trabalho/Organização
Profª Célia Novaes

EQUIPES DE ATENDIMENTOS A ADULTOS

Álvaro de Pinheiro Gouvea

Carlos Eduardo Duarte Alves de Brito

Flávia Sollero de Campos

Helene Shinohara

Isabel de Andrade Fortes

Junia de Vilhena

Monah Winograd

Regina Murat

Regina Pontes

Sandra Salomão

Tereza Cristina Erthal

EQUIPE DE PSICOLOGIA DO ESPORTE

Prof. Raphael Zaremba