Graduação em Psicologia

graduacaoO Departamento de Psicologia da PUC-Rio foi o primeiro no país a criar, em 1953, o curso de Formação de Psicólogos. O novo currículo da Graduação, implementado a partir de 1999.1, possibilita ao aluno participar ativamente na sua formação acadêmica através da inserção em núcleos temáticos que mais lhe interessem. O incentivo à pesquisa - através da atuação em grupos de pesquisa, muitas vezes com bolsa de Iniciação Científica do CNPq e da FAPERJ - assim como a integração entre teoria e prática, desde o início do curso, visam formar profissionais capazes de avaliar criticamente seu campo de atuação e produzir novos conhecimentos, a partir de uma prática voltada principalmente para a realidade brasileira.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia oferece diferentes modalidades de estágio obrigatório para os alunos do curso de graduação que optam pela habilitação Formação de Psicólogo.

Habilitação: Bacharelado
Título Conferido: Psicólogo
Prazo proposto pela Universidade: 5 anos letivos.

Estrutura Curricular
O currículo do curso de Psicologia organiza-se em torno de conjuntos de disciplinas com objetivos específicos comuns, e variados graus de interdependência mútua, agrupados da seguinte forma:

Núcleo Central
Núcleo Complementar