Monitoria

Procedimentos
1 - Os alunos devem procurar os professores das disciplinas que oferecem monitoria.
2 - Cabe aos professores a seleção ou indicação dos monitores a serem contratados.
3 - O monitor só poderá ser contratado para as disciplinas de 6 e 8 créditos.
4 - A secretaria divulga, a cada semestre, os prazos e documentos necessários para a contratação.
5- O contrato é feito semestralmente na Superintendência de Recursos Humanos da PUC-Rio, através da secretaria do departamento, cabendo ao monitor levar os documentos necessários à Superintendência de Recursos Humanos na data informada pela secretaria.
6- O pagamento do monitor será feito através de contracheque enviado pela Superintendência de Recursos Humanos para a secretaria.
7 - A remuneração da monitoria varia de R$120,00 a R$ 300,00, dependendo do nível e da carga-horária.

A categoria de monitor admite três níveis
Inicial - ter cursado apenas a disciplina
Médio - ter cursado 40% dos créditos, ou seja, ter 96 créditos acumulados, no mínimo.
Avançado - ter cursado 70% dos créditos, ou seja, ter 168 créditos acumulados, no mínimo.

Monitor Contratado
Normas da Universidade

1- Estar regularmente matriculado no curso de Graduação
2- Ter cursado a disciplina da qual deseja ser monitor
3- Ter um coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 6 (seis)
4- Não ter mais de três reprovações por média
5- Não ter outra monitoria no mesmo semestre

- 1 foto 3x4
- cópia do comprovante da conta corrente do Banco Itaú
- cópia da carteira de identidade
- cópia do CPF
- cópia do comprovante de residência
formulário de dados cadastrais preenchido ( pode ser enviado para o e-mail psidir@puc-rio.br ou através do site).

Outras formas de ser monitor
O aluno poderá ser monitor de disciplinas eletivas ou obrigatórias com menos de 6 créditos, não podendo acumular mais de uma monitoria por semestre, e receber créditos nas disciplinas:
- PSI 1972 Monitoria I
- PSI 1973 Monitoria II
- PSI 1974 Monitoria III
- PSI 1975 Monitoria IV
O aluno, após a concordância do professor, deverá matricular-se numa das disciplinas de Monitoria e, ao final do semestre, o professor atribuirá um grau final. A disciplina de Monitoria valerá como eletiva.
O aluno poderá exercer a função de Monitor, após a concordância do professor da disciplina, e, ao final do semestre, o professor dará uma declaração informando a situação do aluno. A monitoria, neste caso, poderá ser de 30 ou 60 horas. De posse da declaração, o aluno poderá inscrevê-la como Atividade Complementar.