PROJETOS SOCIAIS

   Fundada em 1540 por Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus fixou como prioridade a educação da juventude. Os jesuítas estão na origem de numerosos colégios e universidades na Ásia, África e América Latina. No Brasil os colégios e Universidades dirigidas pelos jesuítas são conhecidos por sua inserção tanto no meio de uma elite intelectual privilegiada como por sua implicação social junto aos pobres.
   A eleição do Papa Francisco 1 “jesuíta de coração franciscano”, retifica e atualiza para os colégios e universidades católicas a importante missão de promover uma educação capaz de sensibilizar os alunos para as necessidades sociais que envolvem nossas comunidades mais carentes.
   A PUC-Rio, dirigida pelos jesuítas, atualmente se encontra entre as Universidades Comunitárias brasileiras que prestam serviços em áreas menos favorecidas garantindo aos seus alunos uma inserção criativa e consciente nos problemas sociais do País.
   Os desafios encontrados pelo Departamento de Psicologia da PUC-Rio para a consolidação da pesquisa e do atendimento em saúde mental e, por outro lado, a necessidade de adaptar o currículo da psicologia aos desafios da realidade social brasileira atual, levaram professores, pesquisadores e alunos (graduação e pós-graduação) a implementarem projetos sociais destinados a atuar nas comunidades menos favorecidas do Rio de Janeiro.
   No Departamento de Psicologia, alguns desses projetos transformaram-se em frentes de trabalho social e outros em “Estágios Básicos”, cujo objetivo primeiro foi o de inserir os alunos em diferentes práticas sociais de atendimento psicológico e ajudá-los a descobrir novos alvos terapêuticos e educacionais.
   

1 - Projeto: Educação Socioambiental
Local: Escolas Públicas de Comunidades.
Coordenação: Profª. Maria Helena Zamora (Graduação/Pós-graduação).

2 - Projeto: Oficina da Memória.
Local: CEPE - Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento
Coordenação: Norma Salgado (Graduação).

3 – Projeto: PIPA (Produções do Imaginário e Psicologia Aplicada)
Locais: PIPA – Vila Parque Cidade – Projeto Parque vivo – Parque Cidade – Gávea.
            PIPA – Vidigal em parceria com a ONG “Todos na Luta” – Vidigal.
            PIPA Rocinha - parceria Ong italiana “Il sorriso dei miei bimbi”- Rocinha.
            PIPA – Santa Lucia – Instituto Santa Lucia – M de São Vicente - Gávea.
Coordenação: Alvaro de Pinheiro Gouvêa (Graduação/ Pós-Graduação Latu-Sensu).