Fernando Ribeiro Tenório

• Formação Acadêmica:  Doutor, Teoria Psicanalítica, UFRJ, 2012
  • E-mail:  fernandotenorio@terra.com.br

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da PUC-Rio desde 2000, lecionando disciplinas nas áreas de saúde mental, psicopatologia, psiquiatria e psicanálise e sendo responsável pelos estágios curriculares em saúde mental. Psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, atualmente atuando como Supervisor Clínico-Institucional do CAPS Fernando Diniz. Doutorado em Teoria Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro da UFRJ, concluído em 2012. Mestrado em Ciências da Saúde, com área de concentração em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), concluído em 1999. Especialização em Saúde Mental pelo IPUB-UFRJ, concluída em 1995. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). É psicanalista, com experiência na clínica psicanalítica, na atuação terapêutica em instituição psiquiátrica e serviços de saúde mental, nos quais trabalha desde 1994, e na área de Gestão e Administração Pública, tendo sido Coordenador de Saúde Mental de Niterói-RJ de 2002 a 2006 e supervisor clínico-institucional da rede ambulatorial de 2006 a 2010. Publicou o livro "A Psicanálise e a Clínica da Reforma Psiquiátrica", desde 2002 adotado em diversos Concursos Públicos na área de saúde mental e psicologia, e artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicanálise, reforma psiquiátrica, assistência psiquiátrica e psicose. É Membro do Conselho Editorial e Editor da Revista Tempo Freudiano e Editor da Editora Tempo Freudiano, nas quais realiza também trabalho de tradução e revisão técnica de textos de psicanálise do francês para o português, e tem experiência anterior como Editor nos Cadernos IPUB, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.