Luciana Fontes Pessôa

• Formação Acadêmica:  Doutora em Psicologia Social, UERJ, 2005
  • E-mail:  luciana_pessoa@puc-rio.br

Professor Adjunto

Professora Adjunta e Diretora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  Jovem Cientista do Nosso Estado - JNC - FAPERJ. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2018-2020). Membro da diretoria, assumido o cargo de tesoureira, no biênio 2016-2018 da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento Humano. Realizou seu segundo Pós-Doutorado, na área de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro contemplada com a bolsa CAPES/FAPERJ Edital_10, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde, aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, interação mãe-bebê, trajetórias de socialização, parentalidade, crenças e práticas parentais e diferentes configurações familiares. É coordenadora do grupo de pesquisa Desenvolvimento: Biologia & Cultura da PUC-Rio (do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). É integrante do Grupo de Trabalho Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos da ANPEPP.

logo bio des cult