Ana Maria Nicolaci-da-Costa

Bacharel em Jornalismo e Psicóloga, ambos os títulos obtidos na PUC-Rio. Ana Maria Nicolaci-da-Costa concluiu seu Mestrado em Psicologia na New School for Social Research (Nova York), em 1975, e seu Doutorado, também em Psicologia, na Universidade de Londres, em 1983. Atualmente é Professora Emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas vem se dedicando a estudar os impactos psicológicos gerados pelas transformações sociais que vêm ocorrendo no Brasil. Em um primeiro momento, analisou as conseqüências psicológicas do processo de modernização da sociedade brasileira, ocorrido nas décadas de 1960 e 1970. Mais recentemente, vem investigando os impactos psicológicos produzidos pelas novas tecnologias digitais, principalmente pela Internet e pela telefonia celular. Fazendo uso de sua formação interdisciplinar (para a qual contribuíram os diversos cursos de pós-graduação realizados na Universidade de Londres durante seu doutorado) vem, ainda, se dedicando ao desenvolvimento de métodos qualitativos de pesquisa, entre os quais se destaca o de análise de discurso. É membro do Conselho Diretor do Instituto de Mídias Digitais da PUC-Rio.
Mais nesta categoria: « Terezinha Féres-Carneiro