Luciana Brooking Teresa Dias

• Formação Acadêmica:  Doutor, UERJ, 2017
  • E-mail:  lucianabrooking@puc-rio.br

Docente e supervisora de estágio clínico na graduação de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 2021. Doutora em Psicologia Social pela UERJ (Processos Sociocognitivos e Psicossociais) no Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.desin.org), onde realizou estudo longitudinal comparativo de bebês a termo e pré-termo utilizando a Escala Bayley de Desenvolvimento e Escala de desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, 2011 (Neurociência e Clínica). Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Veiga de Almeida (2002) e Reengenharia e Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (1997). Pesquisadora Visitante no Developmental Cognitive Neuroscience Lab na Universidade de Granada – Espanha, pesquisando o neurodesenvolvimento na Primeira Infância (2018) utilizando eletroencefalograma e eye tracking. Docente em cursos de Especialização: Psicopedagogia-UERJ e Neuropsicologia – PUC-Rio. Formação na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Participou do Grupo de Trabalho da ANPEPP - Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos (2014-2016). Tem como foco de pesquisa e atuação: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica clínica e do desenvolvimento, Desenvolvimento de funções cognitivas e socioemocionais, Terapia Cognitivo-Comportamental infanto-juvenil, Neuroeducação. Voluntária em atendimento no Instituto Refazer (2016-2018). Tem experiência em clínica, pesquisa e docência.