Maria Amélia Penido Sampaio

• Formação Acadêmica:  Doutora, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • E-mail:  marypenido@terra.com.br

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutoranda do Núcleo Integrado de Pesquisa nas Abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR/ IPUB/UFRJ). Professora e supervisora de estágio da PUC-Rio em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). É autora do livro Relacionamentos Amorosos na Era Digital e tem  artigos e capítulos de livro em Psicologia Clínica publicados. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Terapeuta Processual Certificada. Sócia-fundadora da Associação de Terapeutas Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio) onde foi presidente e hoje atua como Diretora. Participa do grupo de trabalho Pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Suas principais áreas de interesse incluem transtornos de ansiedade, depressão, habilidades sociais, psicoterapia de grupo, compaixão, ensino e supervisão na área clínica. Atende na Clínica Penido de Terapia Cognitiva, onde é fundadora e sócia-diretora.