Jainne Martins Ferreira

• Formação Acadêmica:  Doutora, UFRJ, 2005
  • E-mail:  jainne@puc-rio.br
    Professora Agregada

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Realizou pós-doutoramento na New York University e no Laboratório de Farmacologia e Bioquímica Molecular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No pós-doutorado na New York University desenvolveu proteína recombinante, bem como fragmento de proteínas que funcionassem como inibidores de interação entre proteínas com o objetivo de estudar o impacto na capacidade plástica da célula nervosa. As áreas de biologia molecular, neurociência com ênfase em neuroquímica e neurobiologia são áreas de experiência, principalmente nos seguintes temas: receptores de glutamato, complexo sináptico, plasticidade sináptica, hipocampo, aprendizagem. É professora colaboradora nos cursos especialização em Neurociência Aplicada a aprendizagem e reabilitação (EEFD – UFRJ) e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia (UNASP). É integrante do grupo de pesquisa desenvolvida no INCA sobre a avaliação neuropsicológica em crianças submetidas ao tratamento quimioterápico do câncer. E pesquisadora colaboradora do Instituto Amendoeiras de policiais penais.