Renata Barboza Vianna Medeiros

• Formação Acadêmica:  Doutor, UFRJ, 2015
  • E-mail:  rrabv@hotmail.com

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2009. Formou-se em Psicologia pela PUC-Rio (2003) e cursou a especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-juvenil pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (2006).  Atualmente é  professora da graduação em psicologia da PUC-Rio ministrando matérias ligadas a desenvolvimento, psicopatologia e psicologia escolar além de ser supervisora de estágio em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes nos contextos escolar e clínico. É aluna de Pós-doutorado da PUC-Rio tendo como projeto de pesquisa a eficácia da Educação Socioemocional nas escolas. Coordena a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada à Infância e à Adolescência da PUC-Rio junto com os professores J. Landeira-Fernandez e Helenice Fichman Charchat. Principais áreas de interesse em pesquisa e atuação são: prevenção, avaliação e tratamento da ansiedade, desenvolvimento típico e atípico, educação Socioemocional, psicopatologia da infância e terapia cognitivo-comportamental aplicada à crianças e adolescentes.