Fernando Carvalhinha

Fernando Carvalhinha

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Terezinha Féres-Carneiro

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio (1972), especialização em Intervenção Familiar pela PUC-Rio (1975), mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (1975), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (1981) e pós-doutorado em Psicoterapia de Casal e Família pela Universidade Paris Descartes (1988). Foi diretora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio (1977-1981), coordenou por vários anos o Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, tendo nele implantado, em 1985, o curso de doutorado. Orientou, até o momento, 71 dissertações de mestrado, 38 teses de doutorado e 10 pesquisas de pós-doutorado. É pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1977, estando no nível 1A desde 2000. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (1996-1998); membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq por três mandatos (1989-1991; 1994-1997; e 2004-2007), membro da Comissão de Avaliação da CAPES por três mandatos (1981-1983; 1996-1998 e 2002-2004). É Cientista do Nosso Estado desde o primeiro Edital (lançado em 1999) até a presente data, tendo sido contemplada em sete Editais consecutivos (1999; 2000; 2004; 2007; 2010; 2013; 2016); coordena o GT da ANPEPP “Casal e família: estudos psicossociais e psicoterapia”, desde a sua criação, em 1989, até a presente data. Foi editora-chefe da revista Temas em Psicologia (2013-2015) e é membro do corpo editorial de diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo ampla experiência em psicoterapia individual, psicoterapia de família e casal e avaliação familiar. Fundou, em 2017, no Departamento de Psicologia da PUC-Rio, o LEFaC-Laboratório de Estudos em Família e Casal, que desenvolve estudos clínicos no campo da psicoterapia de família, visando a promover o diálogo entre diversas teorias e práticas. Tem interesse e desenvolve pesquisas sobre os temas: conjugalidade e parentalidade contemporâneas; parentalização e desenvolvimento emocional dos filhos; terceirização dos cuidados na família; famílias homoafetivas; casamento, separação e recasamento; criança, adolescente e família; e articulação das abordagens sistêmicas e psicanalíticas na clínica de família e casal.
Leia mais ...

Graduação em Neurociências

 
Periodização:
Bacharelado em Neurociências (Currículo anterior a 2023)                                                                                                                                                      
Prazo proposto para a conclusão do curso:
4 anos letivos - máx: 7 anos letivos
 
Autorização:
Resolução PUC-Rio nº 02/2020, de 18/12/2020
Código do curso no MEC: 1551908
 
Coordenador do Curso:
Professor Thomas Eichenberg Krahe
 
O profissional
  • Participa de equipes multidisciplinares nos campos da saúde, educação e tecnologia, contribuindo com saber especializado sobre o funcionamento do sistema nervoso e seus processos;
    Atua na área de pesquisa e desenvolvimento, tanto junto à indústria (por exemplo, farmacêutica ou tecnológica) quanto em instituições de pesquisa, a partir da continuidade de sua formação em cursos de pós-graduação;
  • Contribui na elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos, na esfera pública ou privada, que possam se beneficiar do conhecimento sobre processos neurocognitivos;
    Promove o desenvolvimento tecnológico em interação com a neurociência, em campos como a tecnologia da informação, nanotecnologia e biotecnologia.
 
O curso
  • Introduz o aluno no campo das neurociências através de uma abordagem interdisciplinar, se apoiando em áreas como Psicologia, Biologia, Química, Filosofia, capacitando os discentes para os desafios éticos do mundo que passa a ter a neurociência como uma importante fonte de conhecimento.
  • Conta com um mínimo de três períodos de estágios curriculares supervisionados, que deverão ser realizados em laboratórios de pesquisa ou em instituições conveniadas, incluindo empresas no setor da saúde, informática e comunicação, entre outras.
  • Estimulará uma atitude empreendedora nos alunos, através de disciplinas e parcerias com incubadoras de empresas, permitindo ainda uma formação personalizada através de disciplinas optativas, eletivas e de um sistema de tutoria implementado desde o início do curso, auxiliando o aluno em suas escolhas profissionais.
 
Oportunidades

O bacharel em neurociências será capaz de atuar em áreas como a saúde (indústria farmacêutica e em centros de diagnóstico por neuroimagem), desenvolvimento tecnológico (setores de inteligência artificial, equipamentos de reabilitação, interação humano-computador e na programação), serviços de comunicação e finanças (agências de marketing, bancos), e pesquisa (academicamente, através da continuação da formação em pós-graduação, ou junto à indústria). Para aqueles que desejarem seguir uma carreira voltada para clínica, será possível completar também a formação em Psicologia em quatro períodos adicionais.
 

 Horário das Disciplinas 2024.1:
CLIQUE AQUI

Leia mais ...

Revista Psicologia Clínica

Psicologia Com@Vida

comvida

Palestra  1: Como lidar com os sentimentos na pandemia - Prof. Daniel Mograbi 

Palestra  2: Lutos e lutas - Prof. Sandra Salomão

Palestra  3: Como viver junto - Prof. Guilherme Gutman

Palestra  4: Isolamento e solidão - Prof. Silvia Zornig

Palestra  5: Parentalidade em tempos de quarentena - Prof. Juliane Borsa

Palestra  6: Stress e trauma em tempos de pandemia - Prof. Marco Aurélio Negreiros

Palestra  7: Bem-estar no trabalho e situações de home office - Profa. Clarissa Pinto Freitas

Palestra  8: Aspectos preventivos das doenças infecciosas - Profa. Cátia Padilha

Palestra  9 : Tempo, vida e cuidado: sintomas da vida no isolamento social - Profa. Sandra Salomão

Palestra 10: Manejo de ansiedade na pandemia - Profa. Maria Amélia Penido

Palestra 11: Fronteira da saúde mental nos tempos de COVID-19 - Prof. Breno Sanvicente Vieira

Palestra 12: O casal em confinamento - Profª Andrea Seixas Magalhães

Palestra 13: Tédio, solidão e projetos: uma visão existencial do isolamento - Profa. Carolina Mendes

Palestra 14: O hospital em tempos de pandemia - Profª Mayla Cosmo

Palestra 15: Pesquisa translacional aplicada à pandemia atual - Profa. Vera Lemgruber

Palestra 16: Projetando o futuro: como manter a saúde mental em meio a uma pandemia? - Prof. Raphael Zaremba

Palestra 17: Quem cuida da família da pessoa com deficiência em tempos de Covid-19? - Prof. Flavia Parente

Palestra 18: Adoção: em tempos de covid-19 - Profa. Lidia Levy de Alvarenga

Palestra 19: Transtorno do Espectro Autista: como ajudar no desenvolvimento das crianças durante a pandemia - Profa. Mariana de Miranda Seize

Palestra 20: Envelhecimento: aspectos psico-sociais e vicissitudes em 2020 - Profa. Teresa Creusa

Palestra 21: Covid-19: O meu testemunho - Profa. Norma Salgado Franco

Palestra 22: Síndrome da caverna: qual normal você quer para a sua vida agora? - Profa. Sandra Salomão

Palestra 23: Como a medicina do estilo de vida pode ajudar em tempos difíceis - Dr. Lucas Medeiros

Palestra 24: O irrevogável desafio de pensar nosso tempo - Dr. Marcelo S. Norberto

Palestra 25: Um olhar criativo para a aplicação da Terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes - Dra. Renata Vianna

Palestra 26: Luto traumático e as questões da finitude em tempos de pandemia - Profa. Erika Pallottino

Palestra 27: Contribuições da psicologia, neurociência e coaching para as organizações - Profa. Marta Bolshaw

Palestra 28: Psicopatologia e literatura: o delírio de ciúme de Bentinho, em "Dom Casmurro", de Machado de Assis - Prof. Elie Cheniaux

Palestra 29: Em questão a Liberdade - Profa.Tereza Erthal

Palestra 30: Mito e Amor numa Perspectiva Existencial - Prof. Luiz Veríssimo

Leia mais ...

Conceito ENADE 2019

É com grande prazer que comunicamos o Conceito 4, obtido pelo nosso Curso de Graduação em Psicologia no último ENADE, realizado em 2018.
Parabenizamos todos os Professores, que colaboraram para a formação de nossos alunos, em especial às Professoras Luciana Fontes Pessôa e Maracy Domingues Alves pelo empenho e dedicação nesse processo de avaliação institucional.
Leia mais ...